A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Cegonhas na torre do Casteleiro

Olha, a cegonha já está a fazer o ninho» - bom sinal:
O ritmo do Casteleiro continuava firme e seguro, o Ano ia decorrer bem.
A torre da Igreja é o local mais apetecido e disputado pelas cegonhas.
Era sempre um casal que volta exactamente ao mesmo ninho do ano anterior ali: no alto da torre.
Depois, deixaram de chegar, porque?
Deitar cedo e cedo erguer é coisa que a cegonha segue à risca. Mal nasce o dia preparam-se para o seu passeio matinal. Sem destino certo.
Tambem, deitar cedo e cedo erguer, para ir fazer a lavoura são costumes antigos, e os casteleirenses não fugiam ás regras, desta forma eles levantavam cedo para ir fazer a lavoura.
Os machos primam pela pontualidade. Voltam exactamente ao mesmo ninho do ano anterior e começam logo a prepará-lo para receber a sua amada, numa operação que demora entre oito a 15 dias. Logo que o tempo começa a aquecer, as crias exercitam os primeiros voos e partem para terras da África .
"O Emigrante", espaço e opinião de autoria de José Joaquim Gouveia
Bom Ano a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário