A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Casteleiro

COMPOSIÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA:
Presidente:
António Marques
Secretário : Carlos Gonçalves
Tesoureiro: Vitorino Cantinhas Fortuna
Assembleia de Freguesia:
Presidente: Cristina Alexandrino
1°Secretario: Beatriz Nabais
2°Secretario: Jaime Rodrigues
Vogal: Ismael Martins
Vogal: Albertino dos Reis
A freguesia do Casteleiro possui 600 habitantes, cujas principais actividades económicas são a agricultura, a criação de gado, a panificação, a serralharia e o pequeno comércio.
O orago da freguesia é o Divino Salvador. Do seu património cultural e edificado, destaca-se a Igreja Matriz, as capelas do Espírito Santo, de São Francisco e de São Sebastião, as calçadas medievais, os vestígios castrejos, a Quinta da Mimosa e os cruzeiros. Outros locais de valor paisagístico e natural são destacados: a Serra da Vila, a Serra da Opa, a Serra da Presa e a Ribeira do Casteleiro.
Entre as principais festividades evidencia-se a Festa de Santo António (1º ou 2º fim-de-semana de Agosto).
A gastronomia local é baseada sobretudo na sopa seca, na sopa de couve, na sopa de cavalo cansado, nos enchidos, no queijo, no feijão com pão, nos ensopados, no arroz doce, nas farófias e no leite creme.
A freguesia dista 20 km. do Sabugal e nela estão incluídas as anexas da Quinta da Carrola e da Quinta de Santo Amaro.