A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A LENDA DO BEIJO ETERNO, SORTELHA, daria orijem há povoação chamada Casteleiro?

A LENDA DO BEIJO ETERNO, daria orijem há povoação chamada Casteleiro?
Consta que em tempos que já lá vão, quando havia Fadas e Varinhas de Condão, vivia na Torre do Castelo um Alcaide cuja esposa era muito virtuosa e respeitada pelos seus dotes de magia - era Fada.

O casal tinha uma única filha, que no tempo das guerras com os Mouros, se apaixonou por um Príncepe Mouro que estava chefiando o cerco a Sortelha há muitos meses.

Foi um amor que nasceu e cresceu apenas por olhares, gestos, sinais e mensagens.

O seu desejo de se encontrarem físicamente era enorme mas enorme era também a barreira que os separava - a religião e a guerra.

Mas uma noite, deu-se a coincidência de ficarem de sentinela à Porta da Torre, à Porta do Castelo e à Porta da Traição très soldados da confiança da Menina que conheciam a sua paixão e o seu amor impossível.

Pelas duas horas da madrugada, quando tudo dormia, os soldados não foram traidores porque não permitiram que entrasse mais ninguém mas autorizaram a entrada do Príncepe desarmado e a saída da Torre, à Menina.

Para não serem vistos, ele subia ansioso a encosta pedregosa do Castelo e ela descia apaixonada e silenciosamente.

Mas a sua Mãe, que, como disse, era Fada, teve um pressentimento que sua ficha se tinha levantado e iria fugir com um rapaz considerado inimigo e infiel, quando afinal o sonho do Casal era casarem-na com o valeroso e cristão filho do Alcaide do Sabugal, ali tão próximo, no Reino de Leão, com o quai haveria todo o interesse em estabelecer bons laços de vizinhança, levantou-se com jeitinho da cama para o marido, o Alcaide, não acordar e não originar grande alvoroço e escândalo.

Pensava até que a um brado da mãe, a filha, que até então se tinha mostrado tão religiosa, casta e obediente, caisse em si e se arrependesse da insensatez que ia praticar.

Quando a Fada se assumou no alto da muralha, viu que já se estavam Beijando.

Ficou tão chocada que num gesto precipitado, fez accionar a sua varinha de condão e ninguém mais voltou a ver a

Filha do Alcaide e o Príncepe.Nesse lugar onde eles estavarn ficaram apenas dois penedos beijando-se numa posição a que o povo chama de Beijo Eterno.

A Moirama, com o desaparecimento misterioso do seu chefe, retirou-se e o Alcaide de Sortelha, desgostoso e sem descendência renunciou ao cargo e com alguns que o quiseram seguir e deixar a guerra foi amanhar as boas terras de cultivo que possuia no fundo do vale, onde fundou uma povoação chamada Casteleiro.

Se a Lenda é verdadeira ou falsa não sei. O que sei é que estando no Corro, se olhar para a encosta do Castelo, lá vê os dois amantes transformados em penedos a beijarem-se eternamente.
Nota: É com autorização do Autor que publico esta Lenda. Pode encontrar esta e muitas ouras no Livro de Dr. vitor M. L. P. Neves. Sortelha museu aberto.
"J Gouveia"

O Mouro da Serra da Opa

Na Serra da Opa diz a lenda que à uma fenda na rocha. Esta caverna está ligada a uma velha lenda de "Mouros"... Em tempos que já la vão de um passado distante, havia neste local um palácio encantado onde vivia um velho mouro e a sua formosa e linda Filha. Um dia uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar o seu tesouro e, assaltada por um desejo irresistivel, decidiu vigiá-la para aproveitar a melhor altura de deitar mãos à grande e excessiva riqueza.

Um dia viu que o mouro e a Filha estavam à porta da caverna e, aproximando-se sem ser vista, surpreendeu a conversa entre os dois. 0 Pai não concordava em deixar partir a sua Filha para uma visita a umas primas do Castro em ruínas . O velho Pai temia morrer de repente e queria revelar¬Ihe o paradeiro de todos os seus tesouros escondidos, que eram muitos. Finalmente concordou e deixou-a partir com a sua aia.

Sabendo que o mouro ficava sozinho, a mulher voltou no dia seguinte com o seu marido e atacaram ambos o velho mouro, que caiu sem sentidos. Sem coragem para continuar naquela caverna escura, decidiram voltar mais tarde para levar o tesouro. Mas quando la' chegaram no dia seguinte, depararam com um pote de ferro que em vão tentaram abrir. Voltaram ao outro dia preparados com ferramentas mas não encontraram qualquer tesouro. A moura tinha voltado e escondeu toda a riqueza do seu Pai noutro local.

É de destacar,ainda um dito popular que diz pue entre a serra da Opa e Sortelha à um tesouro enterrado, o qual será encontrado," por rabo de ovelha, ou bico de relha"

As lindas mouras encantadas! Elas aí estão em muitos e muitos outeiros, grutas ou antas de Portugal! No seu interior há palácios, onde vivem rodeadas de imensas riquezas e luxos. Perto nasce sempre uma Fonte de água muito pura e cristalina que se transforma num lindo rio ou riacho. Como descobrir estes lugares?
"Quim"

Já contava a minha Avó

Já contava a minha Avó, que em tempos passados, da Moita se podia ver o brilho do ouro na Serra da Opa uma historia muito antiga, contada de Avó em Avó, pelos séculos fora, uma Senhora atraída pelas almejadas meadas de ouro, teve a ideia de tentar roubar algumas meadas de ouro, que estava ali nas lajes, ainda veio largas centenas de metros com as preciosas meadas de ouro na mão, mas depois teve de fugir e deitálo fora porque as "Mouras" vinhão atras dela enquanto as Mouras apanharam o ouro ela já estava a salvo. Mas sem o valioso tesouro dessas lindas "Mouras Encantadas".
"Quim"