A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Junta de Freguesia do Casteleiro com horário alargado

A partir do dia 2 de Agosto 2010, a Junta de Freguesia de Casteleiro passou a disponibilizar atendimento à população todos os dias úteis, das 10 às 13 horas e, no período da tarde, das 14 às 17.30 horas. Mantém-se, ainda, o horário praticado até agora, terça-feira e quinta-feira, das 20 às 21 horas.

Com esta medida, possível graças à colocação pelo Centro de Emprego da Guarda de um Assistente Administrativo, através do programa Emprego/Inserção, a Junta de Freguesia concretiza o compromisso assumido de prestar um serviço de atendimento alargado, que vá de encontro às necessidades da maioria da população.

Deste modo, é agora possível, durante praticamente todo o dia, efectuar o pagamento de serviços (Água, Telefone, Electricidade, Contribuições), receber pensões, bem como ter acesso a todos os outros serviços já disponibilizados.

José Sócrates no Casteleiro

José Sócrates, que se deslocou à nossa região, para inaugurar a Central Mini-hídrica do Meimão, passou pelo Casteleiro e parou para cumprimentar os autarcas daquela freguesia do nosso concelho, bem como alguns populares que o aguardavam.


Foi uma curta paragem da comitiva mas que bastou para demonstrar a afeição que nutre por aqueles autarcas.

O Sr. Governado civil da Guardar, Santinho Pacheco en visita, no Aniversário do Lar de S. Salvador no Casteleiro

O Sr. Governado civil da Guardar, Santinho Pacheco en visita no Aniversário do Lar.
O Centro de Dia da 3ª idade de S. Salvador comemorou no sábado, dia 7 de Agosto, o 15º aniversário. Além da valência Lar, também funciona como Centro de Dia e presta serviços de apoio domiciliário, usufruindo destes serviços 75 pessoas.

Pela primeira vez comemorou-se o aniversário deste lar. Foram convidados os familiares dos utentes, os sócios e toda a população do Casteleiro. Esta iniciativa, tal como nos referiu Sandra Fortuna tem o intuito de dinamizar a instituição. Para os utentes, é importante na medida em que têm oportunidade de ver pessoas novas, conviver com elas, e proporciona-lhes um dia diferente, com muita alegria e animação. “O lema da actual direcção é fazer mais e melhor.”, e o objectivo também é imprimir uma dinâmica diferente à instituição.

As pessoas demoraram a chegar, provavelmente com “medo” do calor abrasador que se fazia sentir, mas aos poucos, o pátio do Centro de Dia da 3ª idade de S. Salvador começou a encher-se de gente. Depois de algumas palavras proferidas pela Vice-presidente Delfina Leal, pelo Director da Segurança Social, José Albano e pela Presidente da Direcção do Lar, Sandra Fortuna, actuou o grupo das Cantadeiras de Caria, que animaram a festa e levaram o ritmo dos adufes até ao Casteleiro. Delfina Leal destacou o papel de uma instituição deste tipo numa freguesia como o Casteleiro, enquanto José albano afirmou que IPSS’s como o Centro de dia da 3ª idade de S. Salvador são o rosto da política social. Tal como referiu o presidente da Assembleia Geral do lar, esta instituição representa uma mais-valia para a freguesia. Sandra fortuna realçou ainda o papel de outras instituições do Casteleiro que articulam o seu serviço com o do lar como o Centro Cultural do Casteleiro, o Clube de Caça e Pesca do Casteleiro, e a Junta de Freguesia.

O lar do Casteleiro tem óptimas infra-estruturas, e é muito procurado, não só por pessoas do concelho do Sabugal, mas também por gente dos concelhos de Belmonte e Covilhã, devido à proximidade da freguesia com estas localidades. Só na valência Lar, são 42 os utentes do Centro de Dia S. Salvador, no entanto, ao todo são cerca de 75 as pessoas que beneficiam dos serviços prestados pela instituição, a qual emprega, actualmente, 22 pessoas
J. Gouveia