A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ouvir-se no Casteleiro o *Testamento do Galo*

As tradições:

No Casteleiro cerca de 40 anos depois da sua última realização. No dia 14 de Fevereiro 2010, Domingo Gordo, no Largo de S. Francisco, o *Testamento do Galo* ouvir-se, esta foi uma iniciativa da Junta de Freguesia, e convidou todos os Casteleirenses a associar-se, com a sua presença, a este regresso do *Testamento do Galo*. Foram muitos os que compareceram para ouvirem a leitura do testamento feita pelos mais jovens.

É bom recordar estas tradições, as gentes do Casteleiro merecem estes empenhos, com o dinamismo desta nova Junta de Freguesia, vai-se tornando tudo mais fácil.

1 comentário:

  1. faz-me recordar os belos e interessantes momentos paasados na minha tenra idade é bom que continuem com esta eoutras tradições da nossa aldeia.
    jorge cameira

    ResponderEliminar